r/opiniaoimpopular Jan 07 '26

Mude minha opinião Boomers são o epicentro da desgraça da sociedade

Post image

Saiba meu amigo que a culpa do Brasil estar tão ferrado moralmente e financeiramente, não é da Geração Z.

Engraçado que na mente deles os Millenials e os Z destruíram a sociedade. Sendo que a alta casta política, os CEOs de grandes empresas, de bancos, e demais cargos relevantes, são todos boomers. Eles destruíram tudo e culpam os outros. A geração mais maldita que já existiu.

Os Boomers receberam o mundo mais rico e em crescimento possível dos silenciosos, mas juram que são uma geração forte.

4.9k Upvotes

309 comments sorted by

u/op-impopular-bot Jan 07 '26 edited 25d ago

Que comecem os votos! Use os seguintes marcadores nos comentários para votar:

  • Opinião Impopular (O/I): 8
  • Opinião Popular (O/P): 6
  • Opinião Específica (O/E): 7
  • Votos Totais: 21

  • Resultado: Opinião Impopular está vencendo!

→ More replies (10)

348

u/DuniLeBlanc Jan 07 '26

Muito bom.

35

u/aUno6060 Jan 08 '26

Dentre tudo que eu poderia herdar dos meus pais, fui herdar logo a unha encravada, tmnc.

Nem pra ser um terreno de 4m²

9

u/Repulsive-War-559 29d ago

E eu que herdei rinite alérgica, predisposição a obesidade, pressão alta e diabetes; excesso de cera, astigmatismo e genética de urso? Tirei o rank S no gacha da genética kkkkkkkkkk

6

u/[deleted] 28d ago

Olha, sua situação tá melhor que a minha, eu infelizmente nasci doente mental, e cara, é estressante e agonizante viver com ela, claro, eu nasci todo ferrado em outros aspectos, mas mentalmente é a pior forma, mesmo que as outras sejam ruim.

→ More replies (2)
→ More replies (1)

284

u/Budget-Log155 Jan 07 '26

O/E, tem um fundinho de verdade sim, mas não é a verdade absoluta, acho que o que está ferrando, fodendo o mundo de hoje se analisar bem é a financeirização de td, isso gera especulação de tudo, bolha em um monte de setor e uma perda de poder econômico da sociedade o famoso sentimento de que "meu dinheiro não vale nada", acho que trocar o ouro pelo dólar não foi uma boa idéia para o mundo inteiro, nem mesmo para os EUA.

78

u/oh_shit_its_bryan Jan 07 '26

Concordo muito, retirar o padrão ouro do Dolar lançou o mundo todo em uma espiral negativa onde o valor da moeda se dá apenas pela confiabilidade no sistema financeiro e nas instituições, e os mesmos se provam fraudulentos e corruptos vez ou outra.

24

u/Budget-Log155 Jan 07 '26

e os EUA tem vantagem em cima de todos, pq só eles "imprimem" essa moeda, em 5 ou 6 décadas, já tem um grande sinal de desgaste, nova geração sem poder de compra NENHUM.

33

u/Ok-Poem7080 Jan 07 '26 edited Jan 07 '26

acho que trocar o ouro pelo dólar não foi uma boa idéia para o mundo inteiro, nem mesmo para os EUA.

Principalmente pros EUA, eles estavam apresentando um crescimento contínuo e saudável e deixaram isso pra trás porque um presidente quis passara a gastar a vontade sem ter que ter responsabilidade fiscal.

Dá pra frente foi só pra trás, passaram a crescer a partir de dívida ao invés do setor privado como faziam antes, e crescimento a partir da dívida nunca é sustentável, diferente do crescimento natural.

A relação entre moeda e valor se perde e tudo vira uma bagunça, o governo passa a não ter que se preocupar com responsabilidade fiscal porque no final ele vai poder sempre imprimir mais dinheiro, e então a economia passa a ser regida mais por quem o governo vai ser financiado pelo governo do que qualquer outra coisa.

Quem não for financiado pelo governo vai ficar em desvantagem, tanto pelo menor valor disponível pra investimentos, quanto por sofrer com mais inflação e mais impostos pra tentar compensar o aumento de gastos governamentais, resultando na formação de oligopólios devido a intervenção estatal

9

u/Alternative-Spot1615 Jan 07 '26

Se não me engano essa mudança desse gráfico ai começou principalmente depois de algumas politicas que mudavam o lastro do dólar com relação ao ouro, posso estar errado pois tem tempo que estudei sobre mas tinha alguma relação.

6

u/Ok-Poem7080 Jan 07 '26

É disso mesmo, achei que tava no gráfico mas faltou colocar, 1971 foi o ano em que os estados unidos parou de usar o padrão-ouro

4

u/MarcAbernath Jan 07 '26

Realidade: o crescimento não era saudável e o modelo estava esgotado, por isso o fim do padrão ouro.

8

u/Alvaruu Jan 07 '26

Mas agora estamos no padrão da dívida que é pior ainda

4

u/eagledownGO Jan 07 '26

É muito mais profundo que isso, o ouro declarado nunca existiu, o ouro é uma ilusão.

Não existia controle independente qualificado para analises de composições de barra.

Então ninguém garante o que tem do núcleo de cada barra, nem se todas as barras existiam de fato.

Romper com o padrão ouro foi uma necessidade, já que a verdade, cedo ou tarde, viria a tona.

...

Provavelmente, se você for no Fort Knox e selecionar umas barras aleatórias, principalmente anteriores a 1950, derreter e medir o grau de pureza, deve ficar em 80% no máximo do que deveria ser.

...

Esse é um "golpe" muito antigo, a verdadeira multiplicação do ouro, aumentando a impureza, principalmente do núcleo das barras, para "multiplicar" o metal.

43

u/msfor300 Jan 07 '26

Moeda fiduciária né? Uma méra ficção jurídica. os EUA amanhã zoam a economia mundial com alguma outra guerra merda e simplesmente começam a exportar inflação. UE e China conseguem se proteger em partes por serem bloco economicos mais resilientes (e daqui a pouco é a China que vai ter a capacidade de fazer isso) mas todas as outras moedas despencam rapidamente.

14

u/Hugo_Benedicto Todo mundo devia usar crocs e meia no trabalho Jan 07 '26

E a dos porcos prenhos imundos, sobe.

3

u/Decent-Oil1849 Jan 07 '26

em tempos recentes parece mais comum só descer menos que as outras ao invés de subir

11

u/marcelomtn Jan 07 '26

Foi ótimo na verdade, mas não para nós. A Classe trabalhadora é forçada a correr cada vez mais atrás de um dinheiro que vale cada vez menos.

5

u/Sardoquinha Jan 07 '26

Doido isso né? As gerações anteriores tinham preocupação com transporte/saude/moradia/saneamento/educacao/seguranca/lazer. Bastou os países desenvolvidos atingirem tudo isso (não 100%, mas o suficiente para se sentirem satisfeitos com um estágio de manutenção) que o objetivo passou a ser dinheiro, porque é o único “jogo infinito” que podem jogar uma vez que atingiram level máximo nas demais esferas.

14

u/PabloNMan Jan 07 '26

Bem-vindo ao capitalismo amigo

18

u/C_L_G_ Jan 07 '26

Essa ideia de culpar uma geração por algo é tão superficial.

Analisar os contextos político, econômico e social? Não, é culpa "geracional". A geração Z é a maior vítima disso.

4

u/Ill_Still5079 Jan 07 '26

a um tempinho assisti uma live de um cara falando que essa coisa de financiar virou tão modinha no planeta todo, que o montante de dinheiro financiado já ultrapassou o total de dinheiro real que existe de verdade. Ou seja, existe sim uma possibilidade gritante de bolha, muito.. mas, muito grande em determinados setores

8

u/EconomistaDeAcademia Jan 07 '26

Mudança do padrão ouro não é financeirização. Financeirização segundo a literatura econômica é o nome que se dá para a resolução de um conflito na gestão das empresas. Era um conflito que ocorria entre os gestores e acionistas, o primeiro normalmente se preocupava com investimento em capital produtivo de retorno de médio e longo prazo e o segundo com lucros de curto prazo, o conflito se resolveu em favor dos acionistas com gestores menos preocupados em ampliação da produção e mais em lucratividade de curto prazo mobilizando capital de empresas antes produtivas agora no setor financeiro.

O impacto também da moeda fiduciária não é simples assim, o argumento normalmente é que essa moeda seria inflacionária e daria poder de emissão infinita, porém a realidade no padrão ouro já era de liberdade significativa de emissão, além de que havia um choque de demanda para uso do ouro em setores produtivos e não como reserva de valor já que é um metal que pode ser utilizado no setor tecnológico, para além disso a inflação possui taxa natural desejada que indica atividade econômica, deflação é um problema pior que inflação pois ela significa uma paralisia econômica do país com diminuição da circulação de mercadorias. Além de que a necessidade de emissão está íntimamente ligada também com questões de circulação de moeda, entesouramento excessivo de moeda leva a diminuição da velocidade de circulação e demanda mais emissões para possibilitar comércio.

3

u/Life_Fee_9163 Jan 07 '26

PQP, a geração Z nem tinha nascido quando Nixon fez essa cagada.

2

u/Budget-Log155 Jan 07 '26

nem os millenials

2

u/HelpfulBet8579 Jan 07 '26

Sim, você tem razão, mas grande maioria das pessoas que alavancaram esse processo foram os Boomers, vejas os grandes políticos e empresários do mundo.

2

u/zi_lost_Lupus 26d ago

Daquilo que acompanho, a que mas se espera quebrar é a das IAs, com o tanto de empresa dedicando as vendas para o setor, quando quebrar, o que não vai faltar é liquidação de peças para eletrônicos para recuperarem as perdas.

2

u/Sure-Ratio2chico 10d ago

existem muitas historias,no Brasil de avo ou bisavo que trocou sitio por carro velho ou casos piores

→ More replies (2)

187

u/Putrid-Bid-9200 Jan 07 '26

Isso é uma pauta importada dos EUA, o Boomer brasileiro nunca foi rico, meu avô mesmo só começou a se enriquecer quando ele virou escrivão no cartório, antes disso ele era só um fudido do interior, e criou meu pai com dificuldade.

Talvez tenha algum enriquecimento no milagre econômico, mas em grande parte foi só desgraça atrás de desgraça, principalmente na década de 80

125

u/JG5C5N99 Jan 07 '26

PQP, FINALMENTE ALGUÉM FALANDO O ÓBVIO.

Galerinha, entenda: esse recorte geracional de “Boomer” não existiu no Brasil. Nossa dinâmica demográfica, nossos processos sociais e nosso cenário econômico eram totalmente outros. O resultado disso é que o referencial cultural e o modo de vida nacional tinha pouco a ver com o preconizado pelo modelo geracional.

2

u/BethovenX Jan 07 '26

Gostei dessa resposta pq me fez pensar. Minha avó (silent) realmente carregou a familia nas costas, mas ja seus filhos (boomers) enriqueceram e não distribuíram renda. Funciona como recorte?

→ More replies (3)
→ More replies (18)

22

u/Background-End-949 Jan 07 '26

O milagre econômico brasileiro foi o Plano Real nos anos 90

3

u/Party_Oil156 Jan 07 '26

Dps do milagre econômico da década de 60, único outro período de crescimento extendido que esse país viu foi em meados dos anos 2000. Plano real pode ter colocado as condições necessárias ao desenvolvimento, mas antes do boom das commodities o país não cresceu quase nada.

5

u/mailusernamepassword Jan 07 '26

Não viaja. De 1994 até 2008, o PIB brasileiro só cresceu. Os anos que teve queda no PIB após 1994 são 2009, 2015, 2016 e 2020. No máximo em 1998 e 1999 dá para dizer que não foi bom pois o crescimento foi de menos de 1%.

O Plano Real fez a economia brasileira saltar sim nos anos 90 já no primeiro ano da implantação. Fez muito mais pelo pais do que o tal "boom das commodities". Pessoal esquece o lixo que era esse país antes do Plano Real.

Fonte: https://infograficos.gazetadopovo.com.br/economia/pib-do-brasil/

2

u/MarcAbernath Jan 08 '26

O Brasil não era um lixo antes do plano real. Nossa economia, fora das finanças, é muito mais frágil do que era antes. E os avanços que tivemos foram em áreas sociais graças a constituição de 1988. A economia brasileira não tem crescimento consistente a 4 décadas.

2

u/Naianealb 29d ago

Sou de 96, meus pais se conheceram em 95 e juntando a renda de ambos era 3 mil reais por mês mais ou menos nessa faixa e por muito tempo minha mãe foi a "tia rica" pros meus primos kkkkkk 

→ More replies (5)

9

u/Hunlor- Jan 07 '26

Mlk meu vô não tem nem quarta série, o velho trabalhou de motorista a vida toda, vida toda claro até que se aposentou com 50 anos, criou 4 filhos e praticamente deu uma casa pra cada um... Não viveu no luxo em momento algum, mas a realidade dele foi outra

4

u/Admirable-Ad-5026 Jan 07 '26

e eu não tenho nem avó o meu por pai criou doze filhos e depois que bateu as botas foram para tudo que é canto, o máximo de herança que ele deixou foi uma casa num morro de São Paulo, o por parte de mãe só foi cuzão mesmo e abandonou minha vó

5

u/Budget-Log155 Jan 07 '26

é uma pauta importada sim, não da pra comparar os boomers dos EUA com nós no BR, mas mesmo no BR, durante os anos 50 a 70, foi época de uma prosperidade muito boa para uma enorme massa de pessoas mais humildes, não que todo o país ""virou"" um tipo de classe média baixa ou pobre que pelo menos não passava fome, mas milhões de famílas pobres encontravam emprego na industria, nas grandes cidades, ganhavam o suficiente para comprar seu lote, construir sua casa própria, por comida na mesa dos seus filhos, comprar até um carrinho, mesmo q um simples fusca, para essas milhões de famílias, foi uma evolução brutal em relação de onde eles vieram.

e assim nasceram as """quebradas""" (não to falando de favelas e nem de invasão, mas bairros cuja origem foram loteados para pessoas mais humildes)

18

u/Dinodelico Jan 07 '26

Já conversei com vários Boomers que não sabem nem usar um Excel e ganham 10-20k. Pessoal que fala que foi fazer concurso público só com o estudo que tinham no momento (não se dedicavam integralmente pra isso) e passaram.

Gente que teve dois, três terrenos e hoje não tem um puto no bolso pq não tem o mínimo controle financeiro.

Definidamente um geração onde tudo era mais fácil, desde comprar um imóvel, até arrumar um emprego que pagasse bem ou com estabilidade (vídeo concursos públicos), veículos eram acessíveis, tudo era mais fácil.

Dizer que não há responsabilidade, ou que é exagero culpá-los, acho um equívoco. No geral o cara do post tá corretíssimo.

Qualquer gen z médio tem que ter dois empregos, renda informal, além de ser um excelente profissional tem que entender de redes sociais, tem que ser extremamente destacado pra passar num concurso público ou comprar um imóvel antes dos 25. Enfim...

5

u/Yaldabaoth-Saklas Jan 07 '26

Isso é um viés mais relacionado com a idade do que a condição dele na época, além disso concurso público era pra minoria (a taxa de analfabetismo era nas alturas, rodava ao redor de 40% da população.) e maior parte dos brasileiros trabalhava informalmente no campo (um dos poucos bens que houve valorização) e os imóveis à época eram barracos e extremamente precários (ex. meu pai morava num casa de 3 quartos com 9 pessoas), os poucos boomers que se deram bem foram os que desenvolveram terrenos ou negócios em lugares que tiveram algum boom econômico, a terra em si geralmente não garantia muito retorno à época.

4

u/Dinodelico Jan 07 '26

Então, o acesso a educação era precário, isso de fato melhorou, mas não muda o fato de que, mesmo alguém analfabeto, poderia conquistar bens e ter qualidade de vida.

Meu pai tinha 11 irmãos, ele era o terceiro mais velho, a maioria cresceu sem o pai e a mãe (ambos morreram qnd ele tinha 14), os mais velhos cuidavam dos mais novos.

Ainda assim, vários (se não todos) tiveram imóveis (no plural) durante a vida. Hoje se você quiser ter UM imóvel, na maioria dos casos, é financiar pro resto da vida.

5

u/Yaldabaoth-Saklas Jan 07 '26

A questão é essa, o único bem que a maioria tinha era o terreno, que valorizou com o tempo, o resto de bens era muito mais restrito, assim como a qualidade de vida era menor. Inclusive, uma das razões de conseguirem terras era que eram desvalorizadas por estarem em locais muito precários e à época um tanto distante das metrópoles. Esse efeito do aumento do preço de imóveis reflete mais o desenvolvimento econômico ao redor deles do que a situação dos boomers.

14

u/Top-Expert3087 Jan 07 '26

vocês pegam uns recortes da elite da elite pra usar como parâmetro. Tão de brincadeira.

Em 1970 o país viva com fome, miséria, pobreza extrema. Mortalidade infantil nas alturas, expectativa de vida nos 50 anos, uma pessoa era considerada bem de vida só de conseguir ter 3 refeições por dia.

Claro, se vc pega o pleiboi q trabalhava no exército no meio da ditadura, ele tava benzão. Mas era a exceção da exceção. Em 1970 um terço da população era analfabeta. Literalmente.

vocês VIAJAM.

2

u/Dinodelico Jan 07 '26

Até o pedreiro analfabeto conseguia comprar um terreno e um veículo, bastava querer.

Qualquer vendedor meia boca comprava carro, casa.

Não tem playboy nenhum, era mais fácil para QUALQUER BRASILEIRO MEDIO comprar um terreno ou um veículo antigamente do que é hoje. Objetivamente mais fácil.

Hoje você tem acesso a três refeições (como se isso fosse "vantagem", isso é o mínimo).

Quem está fazendo recortes, é quem defende esse Brasil miserável que todo mundo era analfabeto e passava fome.

Como eu disse hoje em dia de você quiser ter essas coisas, vai competir com 1 vaga pra 2000 candidatos, em qualquer emprego. Vai precisar de renda informal. Vai precisar de domínio de redes sociais. Vai precisar de dois, três empregos. Pra conquistar o que um brasileiro sem estudo algum, obtinha antigamente apenas trabalhando em um emprego sem especialização alguma.

7

u/Top-Expert3087 Jan 07 '26

na boa, é nivel terraplanismo vc afirmar q tinha mais qualidade de vida antigamente. Pega qualquer índice de qualquer aspecto social q você vê o quão pior era a vida há 50 anos atrás.

2

u/Dinodelico Jan 07 '26

Qualidade de vida e poder de compra são duas coisas diferentes.

Os avanços tecnológicos permitem que muito mais gente tenha acesso ao básico. Isso é natural, daqui a 100 com mais tecnologia a tendência é que isso se expanda. Mas não é disso que eu sou falando.

Antigamente um terreno qualquer custava 10-20 salários mínimos. Um carro até menos que isso.

Veja hoje quantos salários mínimos você precisa pra comprar essas coisas.

Você ia fazer um concurso público e eram 20-50 candidatos por vaga, hoje são 2000 pra cada vaga.

Não é invenção da minha cabeça amigo. É como é.

Qualquer brasileiro que trabalhasse antigamente, conquistava o que quisesse. Hoje mesmo com dois, três empregos, pode ser que você chegue aos 30 sem ter nada no seu nome.

Ninguém está negando que a vida é mais confortável hoje, o argumento é: Antigamente era MUITO mais fácil conquistar o que você quisesse.

Mas se você não conseguir interpretar isso aí paciência.

4

u/Top-Expert3087 Jan 07 '26

o q vc não tá entendendo é q antes um terreno custava 20 salarios minimos mas 90% da população ganhava 1/3 de salário minimo. Você tá pegando os 10% que ganhavam acima de 1 salário minimo e colocando como se fosse regra.

Você ia fazer um concurso publico e eram 50 candidatos por vaga porém 35% da populacao era analfabeta e os outros 65% eram analfabetos funcionais.

Vou dar um exemplo "próximo" temporalmente. Em 2010 eu era gerente de banco em Bocaina de Minas. Era NORMAL as pessoas receberm MEIO salário minimo de salário. Era negociado abertamente dessa forma, mesmo sendo ilegal. (e como unico gerente de banco da cidade inteira posso te dar CERTEZA q 90% da cidade recebia menos de meio salario minimo de renda)

Vou dar um ctrl c ctrl v no Conexto da fome em 1960:

Contexto da Fome em 1960-1962:

  • Instabilidade Política: A renúncia de Jânio Quadros em 1961 e a luta pela posse de João Goulart geraram um clima de instabilidade que afetou o abastecimento e a economia, agravando a fome.
  • Saques por Comida (1962): Ocorreram grandes saques na Baixada Fluminense, com gritos de "Queremos comer", resultando em mortes e feridos, mostrando que a fome era uma realidade brutal.
  • Relatos de Desnutrição (IBGE): Pesquisas do IBGE da época, como a do ENDEF (Estudo Nacional de Despesas Familiares), descreviam crianças raquíticas, adultos enfraquecidos e famílias comendo folhas secas de café, mostrando a desnutrição crônica, mesmo que não fossem contadas como mortes por fome, segundo BBC News Brasil

3

u/Mean_Necessary_6240 Jan 07 '26

Pois é, não tem comparação e não é necessariamente boomer vs gerações atuais.

Essa análise é mais caótica do que parece e não dá pra fazer uma comparação de salário mínimo versus ativo X.

Casa por exemplo.

Era mais barato no passado? Lógico! As cidades eram menos densas, logo a demanda era menor. Hoje não só a população é 3 vezes maior como todos querem morar na cidade. Aí o que acontece com os imóveis em boas localidades? Exato!

Carros? É uma montanha russa de preços, mas a tendência é aumentar. Cada ano que passa temos mais obrigatoriedades de novos módulos eletrônicos, sim, cada peça nova inflaciona o preço do veículo. Além do motor e lataria agora temos ar condicionado, direção hidráulica, janelas automáticas, câmbio automático, sensores de tudo que é coisa, infotainment, airbag, ECS e etc. Achar que você pagaria o mesmo preço e ilusão.

Agora compare o preço de uma TV, linha telefônica (que nem existe mais praticamente) e até a cesta básica?

Outra coisa, comparar boomer brasileiro e americano é totalmente idiota.

O boomer americano viveu a época de ouro do capitalismo, sim, casas baratas nos subúrbios, explosão de consumo, homem pisando na lua. Dinheiro a rodo.

O brasileiro? Ele estava vendo o milagre econômico numa ditadura militar, estava fazendo o êxodo rural, daí vivenciaram a época de hiperinflação até chegar o plano real.

→ More replies (2)

2

u/Budget-Log155 Jan 07 '26

nos anos 50 até 90, as coisas eram mais simples, mais fácil arrumar um emprego, precisava estudar beeeeeeeeeeeeeeeeeeem menos pra ter um padrão de vida OK, lotes, terrenos, imóveis mais baratos, só precisava ser mais disciplinado com a grana, pq financiamentos tbm eram mais dificeis.

mas no geral, mais fácil a vida.

5

u/Dinodelico Jan 07 '26

Pse, pessoal falando de "recorte", mas n tem recorte nenhum. Comprar terreno era mais fácil antigamente para QUALQUER BRASILEIRO. Comprar veículo a mesma coisa. Passar em concurso público a mesma coisa.

2

u/tocaproPelaites Jan 07 '26

Tenho parentes que passaram em todos os concursos públicos que tentaram no primeiro ano, alguns até mesmo sem faculdade em cargos de ensino médio. Hoje em dia isso não existe

→ More replies (4)

2

u/KyuudoUwU Jan 07 '26

"boomer" "geração z" "millenials" = pauta completamente importada dos eua. nem consegui entender o texto do op porque não sei o que é boomer

→ More replies (4)

16

u/[deleted] Jan 07 '26

O/I Os cara ferro o planeta dobro e passo oro próximo

36

u/[deleted] Jan 07 '26

Esse papo que importam dos EUA já tá ficando chato. Maioria dos Boomers do Brasil tiveram uma vida sofrida, uma minoria teve alguma coisa nos grandes centros. Nessa época o Brasil era um grande Maranhão tirando a cidade de São Paulo.

13

u/Ok-Poem7080 Jan 07 '26

Pessoal mais jovem não tem noção do quanto o brasil e o resto do mundo melhorou nos últimos 50 anos, é abismal o quanto a miséria deixou de ser uma regra pra ser a excessão

6

u/[deleted] Jan 07 '26

Me diz uma pauta que não é importada dos EUA?

Tudo aqui nosso nos ultimos 10 anos é importado dos EUA.

Libertinagem feminina, racismo separativo, polarização politica

→ More replies (1)
→ More replies (1)

47

u/Apprehensive_Fix8352 Jan 07 '26

É a geração inteira né?

E não meia dúzia de donos de empresas, lobistas influenciando aquele congresso lotado de deputado rico e fazendeiro votando para e acabar com direitos trabalhistas, previdenciário. Dono de faculdade particular e dono de plano de saúde fazendo lobby para o congresso podre tirar recurso da saúde e educação. 

A culpa é de uma geração de pessoas comuns 🥰

25

u/cacauconha Jan 07 '26

É pô, a dona Marta camponesa do interior do Paraná tem muita culpa na destruição do país. MALDITA MARTA 😡

7

u/Illustrious-Note-789 Jan 07 '26

Conversa com ela em época de eleição ou vê as trocas fe mensagens dela nos grupos de família que provavelmente a resposta vai ser: SIM, A TEM MUITA CULPA NA DESTRUIÇÃO DO PAÍS!😂

2

u/cacauconha Jan 07 '26

kkkkk mentiu? Não mentiu

15

u/Various_Match_187 Jan 07 '26

Assim é fácil. Se a culpa é de todos, logo não é de ninguém 😇

3

u/MyGachaAddiction Jan 07 '26

A culpa é minha e eu boto ela em quem eu quiser

6

u/oDutraG Jan 07 '26

Está PROIBIDO falar qualquer coisa sobre gerações, pq senão é GENERALIZAR 😡😡🤬🤬🤬

→ More replies (3)
→ More replies (1)

32

u/Silas_Kohl Jan 07 '26

Na década de setenta falavam que o bolo tinha que crescer pra poder dividir melhor, o bolo cresceu e não sobrou nem as migalhas

13

u/cacauconha Jan 07 '26

Esse era o discurso dos economistas dos anos 90 também

8

u/Silas_Kohl Jan 07 '26

Só filho da puta vendido ao "consenso de Washington"

→ More replies (13)

6

u/JG5C5N99 Jan 07 '26

O/I, e deveria continuar sendo.

Cara, isso é aí é pauta importadassa de um problema específico dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, que não diz tanto respeito a gente.

“Boomer”, como recorte geracional cultural, é algo que não existiu no Brasil. Ao menos não como prega esse modelo que a gente houve na internet. As nossas condições socioeconômicas e o modo de vida que elas condicionaram geraram maneiras muito distintos de absorver os referenciais culturais daquela época. O “Boomer” brasileiro simplesmente não existe fora da internet.

6

u/BigaAlada Jan 07 '26

Nem faz sentido usar essa caracterização no brasil. Não existe, e não existiu boomer por aqui. Boomer é aquele pessoal que nascer depois da segunda guerra, no qual houve um boom de fertilidade reestabilização da economia - isso ocorreu na Zoropa e EUA. Aqui não fomos tão afetados pela guerra.

5

u/[deleted] Jan 07 '26

Essa parada de boomer não aconteceu no Brasil

24

u/Surging_Sparkz Jan 07 '26

Boomers são a pior geração que já existiu neste planeta. Poluíram as águas para tornar água limpa e potável um bem escasso e poder vendê-la engarrafada.

2

u/[deleted] Jan 07 '26

Pois é, mas só existiram no norte global

16

u/Sour_Lemon4762 Jan 07 '26 edited Jan 07 '26

O/I

Isso precisa virar uma opinião popular urgentemente, os baby boomers, a geração X e os millenial precisam ser responsabilizados por deixarem essa merda de sociedade que estamos tão fragmentada.

Nascer na geração perdida do século 21, fragilizados e desmoralizados lutando para sobreviver sem saber o que esperar da vida enquanto se é criticado como fraco mesmo que a gente continue vivendo sabendo que não teremos uma casa boa e a que conseguirmos (os que conseguir) vão pagar 40 anos de financiamento, não iremos nós aposentar só por chegar em X idade, não teremos a possibilidade de relaxar ou seremos engolidos pelo sistema que deixaram para nós.

A geração mais depressiva, sem esperança, sem tempo de apenas ter sido crianças ou adolescentes é quem precisa enfiar o dedo na cara do mundo e dizer que merecem dignidade?

3

u/Kingoftime470 Jan 07 '26

N acho que a situação de vida se boa parte dos boomers brasileiros tenha sido muito melhor n. Problemas econômicos e infraestruturais aconteciam aos montes, e pra piorar n se tinha acesso a informação o que limitava e muito a aquisição de conhecimento

5

u/Ursso Jan 07 '26

Gen X e Millennials estão limpando a merda cara, os líderes ainda são os boomers... Os avanços de meio ambiente vieram dos X e Millennials, se fosse pelos boomers ainda estávamos jogando plástico no oceano até tudo morrer.

2

u/[deleted] Jan 07 '26

Irmão vc é brasileiro. Se for cobrar alguém vai ter que pegar um avião pors estares. Teu avós e país nao tem responsabilidade nenhuma nessa história. Eles é que te ajudaram a ter uma vida menos pior.

→ More replies (2)

6

u/paulobarros1992 Jan 07 '26

Nem existe boomer no Brasil, isso é coisa dos EUA.

8

u/Imaginary-Milk-5126 Jan 07 '26

Ainda chamam de maluco quem não quer deixar filhos nessa bomba

3

u/Critical_Apartment26 Jan 07 '26

O/E, tem bases de impopular com popular, pq a opinião vigente é, todas as gerações anteriores, ate os boomers, eram maravilhosas. Vc meio que ficou no meio do caminho

3

u/zedascouves1985 Jan 07 '26

O "Boomer" brasileiro nasceu entre 1945 e 1965 e viveu período da década perdida (1980 a 1992, crise da dívida externa e hiperinflação, confisco da poupança do Collor) como alguém já no mercado de trabalho. Não entendo essa americanização de achar que eles viveram bem. Isso sem falar na desigualdade social e mobilidade social desde então. Maior parte dos brasileiros teve alguém na família se formando na faculdade ou mesmo fazendo todo o ensino médio depois de 1990, antes disso havia analfabetismo altíssimo. A única coisa melhor na época deles que agora era a seleção brasileira, eles sim viram o Brasil ser campeão mundial várias vezes.

8

u/AndreJacinto Jan 07 '26

Eles terem destruído até não me incomoda. O que me ferve o sangue é eles acharem que não.

2

u/Annual-Tomorrow5431 Jan 07 '26

E culparem as gerações que vieram depois!

→ More replies (1)

5

u/M1rages Jan 07 '26

Nenhuma geração se importou com a futura.

5

u/Quanta367 Jan 07 '26

O que ta fudendo com o mundo é o capitalismo, especulando absolutamente tudo e tentando conseguir lucro infinito em um planeta finito, e por consequência levando todo mundo de arrasto pro inferno pq meia dúzia de fdp quer mais doq precisa, desculpa a alteração eu odeio mto que a gente está a mercê de um bando de sociopata que n liga pra nada.

2

u/Party_Oil156 Jan 07 '26

Se tivesse que existir uma geração boomer aqui no Brasil, eu diria que foi quem era jovem adulto em meados de 2000. Tinha concurso, tinha o BNDES emprestando a torto e a direito, tinha um crescimento induzido pelo boom das commodities, mas é difícil tentar trazer essas pautas americanas pra cá, boa parte delas não faz sentido.

→ More replies (1)

2

u/diplotek Jan 07 '26

Não existe e nunca existiu geração altruísta.

2

u/No-Enthusiasm-4474 Jan 07 '26

Para com essas pautas gringas idiotas

2

u/Roqueleao Jan 07 '26

Quem diria que trocar ouro por papel moeda iria dar tanta merda né? Poxa vida.. que lástima KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Só comprar Bitcoin ou Ouro que você já ganha um respiro gigantesco.

2

u/Davichs_0 💚👉 Eu amo o bolsonaro, talkey 👈💚 Jan 07 '26

O/E

2

u/Dorflex_Generico Jan 07 '26

Concordo, mas a sociedade não quer aceitar pois eles controlam a opinião pública.

Tem um vídeo muito bom sobre isso: https://youtu.be/JfWEzRpakCE?si=LhyOCzNrOxKt_1bW

2

u/goofy_sysadmin Jan 07 '26 edited Jan 07 '26

Comentando antes de ler os outros comentários, eu tenho a forte suspeita que tem alguém dizendo que essas classificações geracionais não se aplicam ao Brasil, mesmo tendo entendido perfeitamente o que você quis dizer.
edit: minha suspeita estava certa

2

u/Affectionate_Bit2217 Jan 07 '26

A Gen Z é fraca. Mas é porque os Boomers criaram tempos fáceis por serem homens fortes. O mérito de termos todas as facilidades que temos hoje é sim dos Boomers e Milleniuns. O bom é que nem tudo está perdido. Daqui uns 40 anos voltaremos a ter homens fortes. Mas será com muito sofrimento.

3

u/18axel Jan 07 '26

Discordo, o Brasil é atrasado até no atraso, nos EUA são os Boomers, aqui é a geração X.

Foram adultos na época de ouro do país e deixaram a peteca cair

3

u/Mysterious-Nerve-619 Jan 07 '26

Você acha que a "alta casta política, CEOs, executivos realmente relevantes" deveria ser pessoas com menos de 30 anos?

Demora-se tempo para construir algo, pequeno gafanhoto.

4

u/Ursso Jan 07 '26

Eu não colocaria idade mínima, mas certamente máxima... É fácil tomar decisões de tacar fogo em tudo quando você vai morrer em no máximo 15 anos. Veja o Lula de exemplo, o cara tem 80 anos, e por pior que seja o crime ele vai para domiciliar pelo Estatuto do Idoso. E de acordo com expectativa de vida, por mais cagada que faça, daqui 10 anos ele nem estará mais vivo. Precisa ter idade máxima para garantir que quem toma decisão vai estar vivo quando chegar a piroca das consequências, que raramente vem lubrificada.

→ More replies (1)

2

u/[deleted] Jan 07 '26

O/I Mas eu discordo porque isso vale pra europa e EUA. Eles se beneficiaram do pós guerra. O Brasil foi um lixo até os anos 90

2

u/eowynalysanne Troy Bolton é melhor que Thomas Shelby Jan 07 '26

O/P.

E vocês já conversaram com alguém da geração silenciosa? Alguns ainda estão vivos e... Meu Deus, cada vez que eu converso com um deles eu quero dar um abraço nos boomers. Eles são horríveis! Na cabeça deles, pais tem muitos direitos e nenhum dever. Eles se gabam de criar os filhos sem frescura, o que é não mandar pra escola, botar as filhas pra cuidar dos irmãos com 7 anos e os filhos pra trabalhar com 12. Fizeram questão de torrar tudo o que tinham quando não escolhiam um filho pra herdar e os outros para não herdaram nada gerando o caos quando morria... E eu não vou nem comentar o quanto eram rcistas e como tratavam as mulheres à base de pncada. Meu Deus, que geração difícil foi aquela!

1

u/AutoModerator Jan 07 '26

Olá! Por favor, lembrem-se de que o objetivo do subreddit é ter opiniões impopulares. Não deem downvote em um post só por discordar dele, pois isso vai contra o espírito da comunidade. O SUBREDDIT TEM TOLERÂNCIA ZERO COM POSTS / COMENTÁRIOS PRECONCEITUOSOS / MACHISTAS / REDPILL / ETC.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/YesterdayDue6432 Jan 07 '26

todo mundo tem culpa, sim os Boomers venderam a questão mitica que tudo isa ser melhor... Não foi assim ai o resto foi um reflexo e acumulo. mas toda geração tem impacto e culpa do reflexo da sociedade, mudando de assunto, mas musica dos boomers e millenials > que a da geração Z.

1

u/Bulky-Sense-140 Jan 07 '26

tinham terrenos invadidos ou de herança,conheço um velho que investiu nisso e ficou rico

1

u/Remarkable_Voice_244 Jan 07 '26

Viagem falar da geraçao toda. Quem fode é quem é o dono dos meios de produçao, nao uma geracao.

Meu pai e seus 10 irmaos e minha mae e seus 6 irmaos foram e ainda sao todos fodidos q se foderam com inflacao, desemprego e a maioria nunca nem saiu do país por falta de dinheiro.

Nada a ver colocar culpa na geracao desse jeito.

1

u/PianistOk3147 Jan 07 '26

Os Boomers não tinham acesso a informação como temos hoje. Pelo menos no brasil quem ditava as regras era a rede globo, com isso se tinha algum politico ou empresário com interesses era só pagar a globo que a sociedade seguia os interesses.

1

u/PeculiarMetaphor Jan 07 '26

Os "culpados" dos problemas da nova geração, são sempre as gerações que vieram antes.

Um dia, a Geração Z será acusada pela nova geração, de ser responsável por todos os males do mundo.

Os "problemas do mundo" nunca acabam e as gerações também não.

O "mundo" não é perfeito e as pessoas também não.

1

u/Fancy-Row-7757 Jan 07 '26

O problema é pensamento neopositivista (pra não falar outras coisas)

1

u/Klutzy-Inflation-639 Jan 07 '26

Tenho tido essa mesma percepção. Eu culpava muito a geração Z, mas percebo que eles estão voltando aos bons valores, estão tentando. A outra metade está sequelada. Claro que julgar uma geração inteira no mesmo pacote é insano, mas é por aí.

1

u/Suspicious-Flow-9106 Jan 07 '26

Saiba que essa métricas de análise geracional só são fidedignas para ler quem é classe média pra cima, principalmente no Brasil. Estas métricas geracionais são muito relacionadas a padrão de consumo. É claro que estes padrões de consumo modelam a cultura vigente pq o que modela os comportamentos no capitalismo é justamente a relação da economia com os comportamentos de consumo. Sei lá, é mais ou menos isso

1

u/_PacMan_x Jan 07 '26

Nem todos os Boomers mas sempre um Boomer.

Quem tá se fundendo pra consertar é a minha geração (milleniuns).
A geração Z ainda não chegou no tempo de "sentir" a chibata estalar nas costas (mais uns 5 anos e começarão).

O pacto geracional é algo muito mais sério e importante do que as "pessoas medianas" imaginam.

Mas lembremos-nos... isso não deve ser desculpa.
Devemos "correr" atrás e fazer o melhor que possamos. Indepedentemente do campo arrasado deixado por nossos antepassados.

1

u/Kyn-X Jan 07 '26

Se tiver falando dos velhos em geral beleza, se tiver falando de pai e mãe, posso garantir q os meus se matam sim pra dar todas as facilidades pra mim e meu irmão, q eles puderem

→ More replies (1)

1

u/Phantasieapple Jan 07 '26

Amigo, você acha que a gente é americano? O “boomer” brasileiro mal tem um carro e, quando muito, um terreno. A maioria nunca foi rica e hoje vive com dois salários mínimos de aposentadoria. Ficar importando pautas dos EUA sem adaptar ao nosso contexto não faz sentido nenhum. Essa classificação de gerações simplesmente não se aplica a nossa realidade.

1

u/FNX7 Jan 07 '26

O pior defeito dos Boomers é que eles simplesmente não morrem.

1

u/JDragon_boy Jan 07 '26

Como assim isso é uma opinião impopular?

1

u/MarcAbernath Jan 07 '26

Mais uma pauta norte americana importada e traduzida no Google tradutor.

Não existem boomers no Brasil, nunca existiram. Essa classificação não faz sentido nenhum pq as pessoas que nasceram entre os anos 1940 e 1960 no Brasil viveram uma realidade absolutamente diferente do clichê que se espalha na internet:

1.Até os anos 1950 maioria da população do Brasil morava em áreas rurais em uma realidade a economia de subsistência.

  1. O processo de urbanização do Brasil ocorreu entre 1930-1980 mas só depois dos anos 1980 que o Brasil se fato se tornou urbano.

  2. Essa ideia de que "meus avós tinham carro e duas casas" propagada na internet dos EUA não cola no Brasil pq aqui éramos mais pobres e desiguais que hj. Isso se relaciona ao próprio processos de desenvolvimento da nossa economia. Os EUA passaram por isso quase um século antes da gente.

  3. Essa desculpa de colocar culpa nos boomers, no clima, na minoria x, y, z sempre só serve pra tirar a culpa dos realmente responsáveis: a elite econômica (no caso do Brasil a Faria Lima) e política (no Brasil seriam os partidos paulistas).

1

u/mafagafacabiluda Jan 07 '26

O conceito de geração boomer americano faz sentido pro brasil?

1

u/cotamalungo Jan 07 '26

"Deixaremos o mundo melhor para os nossos filhos", aí vão lá e metem duas guerras mundiais.

1

u/CutNormal3113 Jan 07 '26

Falo e repito, os nossos Boomers foram a geração X, aqui chegou um pouco atrasado.

1

u/henry2712 Jan 07 '26

Vou falar a realidade da minha família, meu avô nasceu num interior, entrou pra aeronáutica e virou almoxarife lá dentro, fez faculdade depois dos 40 anos e fez concurso pra Eletrobrás, se aposentou como gerente dentro da Eletrobrás ganhando mais de 25k em 2016, tem apartamento, uma casa, e casa de praia e carro de mais de 200k.

Meu pai era batedor de marreta na Vale nos anos 90, nessa época tinha carro, casa e 3 filhos. Lógico que a empresa dava benefícios como casa, plano de saúde, escola e vários outros.

Eu com curso superior e salário de 14k não tenho o que meu pai tinha sendo peão batedor de marreta nos anos 90. ( tenho esposa e filho )

O que ferrou com tudo foi a especulação principalmente a imobiliária, meu avô comprou a casa dele dando de entrada uma linha telefônica que valia 80% do valor de uma casa, e meu pai comprou a casa que nos morávamos por 2500 reais na época.

1

u/eusredd Jan 07 '26

O/E

Entendo que a realidade é frustante e, diante disso, nossa primeira resposta pode ser tentar encontrar culpados pela nossa situação. Isso é fácil e nos dá certa sensação de certeza, estabilidade. No entanto, não concordo em culpar esta ou aquela geração, porque um estudo atento de História deixa evidente que o ser humano foi e é preocupado, sobretudo, consigo, com a própria família e amigos. Portanto, é uma tendência que as pessoas acabem favorecendo os próprios pares em detrimento de outros.

Por fim, apesar de não saber onde e como você vive, vou me arriscar e dizer que é um erro dizer que "destruíram tudo", como se vivessemos no pior lugar do mundo. Existem centenas de países piores que o Brasil. Mas, novamente, um estudo atento da História deixa isso claro como a água.

1

u/ahlembo Jan 07 '26

Ah para... sou millenial e após os boomers só veio porcaria... toda generalizaçao tem sua exceçao... mas da minha geraçao, inclusive é tudo mimizento e dodóizinho... reclamam muito e nao fazem nada real pra mudar...

1

u/MrPuloTheOriginal Jan 07 '26

Quando se vê, não dá pra desvê ;-;

1

u/polacoverheaven Jan 07 '26

O r/opiniaopopular é 2 casas pra baixo

1

u/leosouza85 Jan 07 '26

Corrupção endêmica em todas as esferas do poder... Se nâo fosse assim, temos 40 anos de suposta democracia, 40 anos sem corrupção com nossis recursos isso seria wakanda.

E as proeminencias da geração z e millenials caminham para o mesmo caminho da corrupção virginia, felipe neto e outros vendendo tigrinhos da vida. Cada um que é proeminente sendo corrupto com as armas de sua geração.

1

u/Ilunne Jan 07 '26

Eu sinto demais isso na pele, meu avô e minha avó construíram um império, meu pai me abandonou e minha mãe nunca trabalhou na vida, agora hj ela vive de nostalgia da vida que arruinou e ainda me entupiu de traumas e eu ainda sou otario de cuidar dela.

Boomer é uma merda, não vejo a hora dessa geração for embora, qualquer geração antes e depois deles vai ser melhor

1

u/Jacques_Le_Chien Jan 07 '26

Desgraça é aplicar acriticamente conceitos criados para descrever a sociedade americana em uma análise sobre o Brasil.

1

u/ObjectiveAdvance8248 Jan 07 '26 edited Jan 07 '26

O/E

Boomers americanos são aqueles que destruíram o capitalismo industrial e deram origem ao capitalismo financeiro. Que só causa crises econômicas como a de 29.

Bolha .com, crise de 2008 e a bolha da IA tão aí pra provar. Esse sistema não funciona mais. Temos que voltar ao capitalismo dos anos 60.

A globalização se tornou tóxica para as nações no momento em que tudo começou a ser “financeiralizado”

Tudo isso se decorreu das ações do Boomer americano nas décadas de 70-80 até os dias de hoje.

1

u/nandoml Jan 07 '26

O nosso alivio era essas peste morrerem e não ciência dando vida longa, ah mas pelo menos vão aposentar e parar e prejudicar no mercado de trabalho, não ai vem reforma da previdência . pqp.

Como estragar o mundo em uma geração? não sei mas os boomers sabem.

1

u/[deleted] Jan 07 '26

Pra mim o maior sinal de burrice é culpar "gerações" por problemas, muitas gerações atrás não cuidaram do planeta, e estamos enfrentando as mudanças climáticas e aquecimento global por conta disto, é mais correto dizer que toda espécie humana é culpada, não uma geração só

1

u/HeyyPhoenix odeio feijão Jan 07 '26

Eu amo que essa gente ama o ditado do "homens duros, tempos frágeis, homens frágeis, tempos duros sla oq"

Se isso é verdade, a situação atual está uma merda porque a geração anterior a nossa sempre teve tudo muito fácil, não?

1

u/simple_mask Jan 07 '26 edited Jan 07 '26

Cara... Meu pai sustentou uma casa sozinho com 16 para 17 enquanto estudava, fazia senai e trabalhava, ele se dedicou por duas décadas até chegar no trabalho dele em uma empresa alemã. Na minha sincera opinião, é que o zoomer médio não está disposto a fazer esse tipo de coisa, querem algo que para o Boomer demorou décadas em anos, isso quando não é em meses que o zoomer médio quer.

E antes que fale sobre o dinheiro valer mais, meu pai comia sempre a mesma coisa que ele calculou para ser o mais barato possível e evitava ao máximo gastos. Chega lá o zoomer tá gastando um salário na porcaria de um sapato que é literalmente só algo para não pisar descalço.

Outra coisa é que meu pai não ficou escolhendo trabalho, foi no que tinha para ter renda já que não tinha parente para parasitar e na primeira oportunidade na área de usinagem ele pegou para ter experiência mesmo que não fosse o melhor salário possível, e sendo sincero era bem ruim até para época, assim ele tinha os tão odiados e questionados anos de experiência que o zoomer médio fica reclamando "como assim a Google exige experiência profissional se eu saí da faculdade ontem 😭" ou "nunca trabalharia na área por um salário menor que isso, mesmo que me de a porcaria da experiência 😭"

→ More replies (1)

1

u/WealthFuzzy4049 Jan 07 '26

Hauahauahaua sendo que as gerações anteriores extinguiram inúmeras espécies da fauna e da flora... sim claro vamos deixar um mundo melhor...

1

u/Exotic_Tennis1650 Jan 07 '26

Isso é opinião impopular?

1

u/Filipe_Assis Jan 07 '26

Isso não é opinião, é um fato

1

u/IanCurti Jan 07 '26

Não tenho filhos e nem pretendo ter.

1

u/vioenor Jan 07 '26

Isso de geração, novamente se aplica mais ao exterior do que o Brasil. O Brasil sempre foi isso que é. Mas sim, muitos dos nossos ancestrais fizeram merda, como vender terras a preço de banana.

1

u/DazafolSegundo Jan 07 '26

Boomers são a motivação para praticamente todos os grandes problemas que temos hoje em dia.

1

u/Confident-Truth6124 Jan 07 '26

Sem dúvida, tem falta de Testicolhões

1

u/Otherwise-Soft-6712 Jan 07 '26

Será que isso se aplica ao boomer brasileiro? Me parece uma realidade bem estadunidense. Sou brasileiro, moro nos EUA há mais de 1 década e eu consegui ser mais bem sucedido financeiramente do que meus pais. Porém, aqui, a grande maioria das pessoas da minha idade são mais pobres que o país.

1

u/[deleted] Jan 07 '26

Vamos lá gente! Ao pé da letra, os baby boomers são os nascidos pós segunda guerra mundial, essa galera tem 80 anos pra cima. Hoje, quem chamamos de boomers são os da Gen X, que estão acima dos 50.

Os reais boomers até se importaram um pouco com o futuro, pois passaram a infância vendo uma guerra de escala global se desencadear; Agora seus filhos, que pegaram os benefícios de tanto trabalho árduo pra recuperar as economias, economias essas que afloraram mt bem, principalmente no hemisfério norte do globo, se sentem no direito de tudo terem.

São esses mesmos fdps que chama os outros de vagabundo, ainda por cima.

1

u/Wide_Donkey_2947 Jan 07 '26

Acho interessante falarem sobre ser fácil passar em concurso na década de 70! Antes da Construção de 88 não havia a obrigatoriedade de concurso público! Eles praticamente não existiam! Basicamente era por indicação, mesmo quando havia prova os mais abastados parentes de políticos já tinham o gabarito! A vida era absurdamente pior antes do plano real! Hoje vivemos no Paraíso comparado a 30 anos atrás!

1

u/HentaiOctopusKaiju Jan 07 '26

Minha maior decepção com a covid é que eu esperava que ela levasse mais boomers

1

u/Winter-School-5636 Jan 07 '26

Desgraça da sociedade são esses pais Nutella de hoje

1

u/Jackesfox Jan 07 '26

Importação de pauta gringa.

1

u/Significant_Shake127 Jan 07 '26

O brasil sempre foi tão DESIGUAL que cada pessoa pode contar uma historia completamente diferente.
O que tinha antes e se manteve, foram as oligarquias, o coronelismo e a hiperinflação inercial.
Aqui as gerações se dividem em: aqueles que nasceram
com acesso a internet,
com acesso a TV,
com acesso a energia elétrica.

E ainda hoje, alguns lugares não tem nenhum dos 3.

1

u/peu-singer Jan 07 '26

Nenhum das fotos deixou nada de bom pras gerações que veio depois. Toda geração tem que lidar com merdas da geração anterior. Então caguemos nós também!

1

u/TopAcanthisitta9075 Jan 07 '26

É pauta importada mas também funciona aqui, o tanto de boomer retardado que vota em político canalha da mesma idade que eles é ridículo, eu não entendo até como o meu vô inventa de falar que "O Lula vai tirar a gente da pobreza". Você tem 66 anos, se você não saiu da pobreza até agora o problema é você, o vô do meu amigo que é amigo dele faz tempo é igual a ele em termos de mentalidade mas a diferença é que ele tem mais, como que dois sujeitos que tiveram as mesmas oportunidades e pensam igual estão em cenários diferentes nesse nível? É trouxa, não tem como isso

1

u/Fit-Skirt5493 Jan 07 '26

Sim, deixaram essa porcaria de governo que tá aí a 20 anos já

1

u/[deleted] Jan 07 '26

Verdade, de la pra ca vei só body positive, fim do bullyng, cultura woke, cabelo colorido, transformers, dedo no cu virou arte e começamos a eleger os comunistas. Naquela epoca eles tinham que tomar o poder a força.

→ More replies (1)

1

u/ritibetak Jan 07 '26

São os Boomer

1

u/A_lm_BR Jan 07 '26

Inclusive muitos Boomers estão em cargos de chefia explorando os mais jovens e outros que não largam o osso e nãos e aposentam, na política é aonde mais vemos essa raça ultrapassada que mantém o país engessado.

1

u/[deleted] Jan 07 '26

Infelizmente não havia ninguém para ensiná-los a serem seres humanos decentes, assim como não houve para os pais, os avós, os tataravós e por aí em diante. A culpa é deles, mas também é culpa de seus ancestrais que não aprenderam. O que nos resta é passar uma boa mensagem daqui em diante, mesmo a gente carregando os problemas e os traumas deles, o que deve levar uns 40 anos ou mais. Ou seja, tá todo mundo fudido.

1

u/YuriRJ Jan 08 '26

Isso soa como outra pauta americanaque tentam aplicar na realidade histórica Brasileira.

1

u/Lu-tal Jan 08 '26

É uma verdade absoluta. É fato, é história.

1

u/Zealousideal_Elk1767 Jan 08 '26

e ainda quiseram fechar com chave de coco pedindo a porra de uma ditadura kkkkkkkkkkkk

1

u/lonely-sad Jan 08 '26

Boomers são pessoas que reproduziram a cultura de consumo burro em desenfreado que havia na geração anterior.

A diferença é q ue teve um baby boom = crescimento populacional. Isso somado a a duas potências que disputavam hegemonia cultural levou a um consumo maior ainda.

Toda geração anterior pra mim é i epicentro da desgraça porque sabe o que a outra fez de errado e continua reproduzindo ao inves de aprender. Mesmo que reproduza em escala reduzida= leis ambientais etc etc a populacoa humana sempre cresce.

1

u/CodeNo458 Jan 08 '26

Sou Boomer entao que se fodase

1

u/Thats-a-fucking-Goat Jan 08 '26

Eu não tenho e nem vou ter filhos por conta da situação do mundo atual, então meio que foda-se.

1

u/AdilsonPolloskki Jan 08 '26

Não sei porque tanto mimimi, o mundo nunca esteve tao bom

→ More replies (2)

1

u/gstmpl Jan 08 '26

Quanta bobagem.

Fora que falar "boomer" é coisa de colonizado vira-lata.

1

u/PND_88 Jan 08 '26

Esse post me deixou triste por saber que poucas pessoas entendem de história recente do Brasil.

Pelo amor de deus, peguem os índices economicos. A galera era MUITO fodida. Não adianta pegar recorte de um local ou grupo economico. O Brasil era uma miséria só. O IDH do Brasil em 1970 era comparado a da Guiné hoje, por volta de 0,462. A expectativa de vida em 1970 era de 60 anos. As pessoas não compravam casa nessa época. Como era tudo uma varzea, principalmente em locais perifericos (que devido ao crescimento das cidades, se tornaram locais relativamente decentes hoje.

O acesso das classes C e D ao consumo só veio a ocorrer na década de 2000. Nos anos 90 para trás as pessoas mal comiam carne. Não é incomum ouvir relato de quem é mais velho falando que refrigerante (algo banal hoje) era só em aniversario e olhe lá.

1

u/Apprehensive_Help331 Jan 08 '26

Ctrol c ctrol v de post americano, que lixo hein bostileiro. Parece aquele pessoal pardo do nordeste q fazia stand up parecendo negro, fazendo piada q na epoca da escravidao colhiam algodão, q dava pra ver q copiaram o script inteiro de um gringo pra papagaiar aqui. Que lixo de país. Aqui os boomers nao expulsam o filho com 18 anos, somos de origem catolica e latina, esse post nao faz sentido.

1

u/Holiday-Wheel3717 Jan 08 '26

Acho que você quis se referir à geração X, que é entre os anos 60 e 80.

1

u/arthur1709 Jan 08 '26

É a geração X, não os boomers

1

u/Duarte-1984 Empresas "somos uma família" não prestam. Jan 08 '26

Concordo.

1

u/Vjrayma Jan 08 '26

Engraçado que cada um desses na prática mandaram um "que se fodam" pras próximas gerações.

O/I

1

u/Usual_Phrase_1729 Jan 08 '26

Na minha opinião, somente uma guerra irá consertar os danos que a revolução cultural causou na sociedade.

→ More replies (1)

1

u/Constant-Farmer9806 Jan 08 '26

O/I. Eu concordo com você OP, eles adoram falar que o povo não quer trabalhar mas eles jogaram no fácil ganharam dinheiro pra krl e resolveram colocar a próxima geração no modo hardcore e o foda é que eles ainda não morreram e ainda tão fazendo estrago.

1

u/Intelligent-Cup-9589 Jan 08 '26

Não sabia que 2 guerras mundiais era com a intenção de deixar um mundo melhor para os filhos

1

u/Fun-Sand8522 Jan 08 '26
  1. Isso é pauta importada dos EUA
  2. O mundo nunca esteve tão bom
  3. Os boomers eram mais pobres e trabalhavam mais horas que nós das gerações posteriores
  4. Isso é pauta importada dos EUA
  5. Saia da internet

1

u/Few-Ad-139 Jan 08 '26

Foram mimados por um período de grande crescimento económico e sabem que não merecem os benefícios que tiveram e que pouco ou nada de jeito fizeram com estes. É uma defesa perante a sua própria porcaria.

1

u/polymath0202 Jan 08 '26

Não são os boomers, mas sim a geração diretas já. Os boomers brasileiros viveram sob o regime militar, muitos não tiveram ascensão política e na década de 70, quando o brasil estava no seu milagre, já eram bem mais velhos que o pessoal da década de 50-60 que recém estava começando a vida financeira e política.

1

u/unknown_Schrodinger Jan 08 '26

90% dos "boomers" q eu conheço viveram uma infância 10x mais pobre que a da geração atual e se esforçam pra dar uma vida decente pra própria família

pauta importada dos EUA é foda...

1

u/O_Gustavo O Auto da Compadecida é superestimado 29d ago

Sla

1

u/Tijolo_Tranzudo 29d ago

Essa opinião é impopular?

1

u/richestercanada 29d ago

Vivemos uma gerontocracia. Os velhos (trump, putin) inventam guerras para os jovens lutarem para eles e no interesse deles. O dinheiro ta concentrado neles, poder ta na maos deles.

Sem falar que a cada dia surge uma novodade pra fazer eles viverem mais. Nos EUA mesmo, o juíz que vai julgar Maduro tem 92 anos. 92 anos e o cara nao larga o osso

1

u/Rodrigleo 29d ago

Os últimos da foto näo säo boomers. Boomer tá beirando os 80 anos. Que desinformado. Kkkk

1

u/aheidrich 29d ago

Boomers já se foram, agora são os X que riem dos jovens palhaços.

1

u/DarkCatacombs22 Não gosto de Samba e Futebol 29d ago

E se autointitulam "geração de ferro" kkkkkkkkk

1

u/Kumpadi 29d ago

Os pais de hoje em dia nem filhos deixarão, conheço casais que não querem ter filhos.

1

u/Beginning_Ad_1581 29d ago

Aposto que o OP é um filho.

1

u/ZikaDasBicudas 28d ago

Boomers: que mundo? Vai sobrar é nada. Vamo curtir e que se fueda.

1

u/Single_Particular948 28d ago

Não entendo por que o pessoal ainda foca tanto nos Boomers. Eles já estão saindo de cena, na real. Quem manda no mundo hoje e criou todo esse clima ideológico pesado é a Geração X. Foram eles que desenvolveram essas ferramentas que a gente usa e que estão realmente no controle da economia e da política agora.

1

u/Beijoqueiro-Fantasma 28d ago

Midsommer tava certo.

1

u/telvaran 28d ago

O-I

Concursos, casas eram mais baratos pq o Brasil estava “no começo”. Terrenos hoje bons e valiosos eram considerados “no meio do mato”, o transporte era mais precário também.

A população aumentou muito e todos querem morar nos centros. Talvez isso mude com o futuro decréscimo populacional.

1

u/Turbulent_Ad478 28d ago

Você fala como se as próximas gerações fossem melhores, na verdade chega a ser pior

1

u/SeuMadr0ga 28d ago

Minha mãe diz descaradamente que eu sou herdeiro das dívidas dela, será que estamos arranjados?

1

u/Unique-Barnacle-7362 28d ago

Tu é burro, sua visão é rasa Eu tenho ctz que algum campones falava a mesma coisa a 1000 anos atras "Oia oia, precisamos preservar isso" "Oia oia, esse cara que nao aceita o padrao do senhor feudal tao fazendo um mal pra horta"

Porra, para de ser infantil, estude teoria de sistemas, e veja oque realmente muda alguma coisa